Exame de testosterona livre e total - MundoBoaForma

Qual mais importante testosterona livre ou total?


Para realização das coletas de exames e/ou entrega de amostras biológicas tais como urina e fezes, não é necessário o agendamento, porém disponibilizamos o agendamento para clientes que não possam aguardar o atendimento. Realizamos todo o processo de autorização do convênio e o pré cadastro. Quando o paciente chega na unidade, recebe atendimento prioritário. Uma diminuição nos níveis de testosterona ocorre naturalmente com o passar dos anos em qualquer pessoa. A taxa de redução é de aproximadamente 1 ao ano após os 30 anos de idade (fonte:Mayo Clinic 2012). Quem busca aumentar rapidamente a massa muscular e reduzir a gordura corporal deve aumentar os níveis da testosterona livre no organismo e isso é possível a partir da redução dos níveis da testosterona ligada a SHBG Veja aqui o artigo completo (texto em inglês). Para isso alguns minerais são fundamentais:



Guia Completo sobre Baixa Testosterona: Definições, Diagnóstico e Tratamento Natural

Aos surgirem sintomas que podem estarrelacionados à alteração dos níveis de testosterona é importante consultar um endocrinologista, urologista, no caso dos homens, ou ginecologista, no caso das mulheres. Assim, pode-se verificar a produção desse hormônio e, se necessário, iniciar o tratamento. Para que serve?O exame avaliao funcionamento da tireoide. Quando a T3 está alta, há risco de hipertireoidismo. Quando está baixa, pode ser diagnóstico de hipotireoidismo. No caso do hipotireoidismo subclínico, as taxas de T3 podem estar normais. A T3 também fica alterada em outros quadros, como no pós-operatório, em pessoas de idade muito avançada e no uso de algumas substâncias, como corticoides. Quando nos referimos sobre a testosterona normalmente estamos falando da testosterona total, que é composta pela testosterona ligada a SHBG, testosterona ligada a albumina e pela testosterona livre. Para que serve? O exame é útil no diagnóstico precoce da fibrose cística, doença genética também conhecida como mucoviscidose, caracterizada pela deficiência das glândulas exócrinas. É um dos exames que compõem o teste do pezinho. Para que serve? O resultado positivo em recém-nascidos deste exame confirma a infecção congênita de toxoplasmose.


Exame testosterona total e livre - Para que serve? É usado no diagnóstico da síndrome do eutiroidiano doente. Níveis altos de T3 reverso podem ocorrer em casos de má nutrição, diabetes sem controle, cirurgia e trauma, estresse crônico, infecção pelo vírus HIV, insuficiência renal e, também, no uso de alguns medicamentos.


A testosterona também está presentenas mulheres, mas em menores concentrações. No entanto, quando os níveis de testosterona diminuem nas mulheres também pode haver o aparecimento de alguns sintomas, como: O Laboratório 10 de Julho constitui-se em uma das empresas de medicina laboratorial mais conceituadas do Vale do Paraíba, um recurso próprio da Unimed Pindamonhangaba referenciado pela classe médica e pelo público por sua excelência no atendimento e análise de exames, com equipamentos de última geração. Visto isso, oferece a seus pacientes um Serviço de Coleta Domiciliar, com carro próprio e profissionais treinados. Visando atender pessoas com dificuldades de locomoção, idosos, pessoas atarefadas, ou pessoas que querem usufruir desse conforto que o Laboratório 10 de Julho oferece, ser atendido na sua casa ou no trabalho. Os exames que indicam a quantidade de testosterona no corpo são pouco específicos e nem sempre são confiáveis porque seus valores alteram-se constantemente, de acordo com o horário da coleta, aetnia, idade e hábitos de vida, como alimentação saudável e prática de atividade física ou sedentarismo. Por isso, nem sempre o médico solicita o exame para avaliar sua concentração na corrente sanguínea baseando-se somente nos sintomas que a pessoa apresenta.


1) Diferença entre Testosterona Total e Testosterona Livre - A empresa conta com uma equipe de profissionais especializada como Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, além de técnicos de biodiagnósticos, destacando-se na oferta de soluções inovadoras e completas na área de saúde, com foco no atendimento humanizado. Tem como objetivo oferecer o melhor em atendimento, com qualidade no resultado construindo uma relação de confiança entre cliente x laboratório e médico x laboratório.


2) Testosterona baixa: efeitos, diagnóstico e causas

O que é? É um exame de sangue que analisa o hormônio T4, associado ao funcionamento da glândula tireoide. T4 Total é a quantidade total de hormônio produzido e engloba tanto a parte livre e circulante no sangue quanto a que está associada a proteínas. Para que serve? O teste constitui um bom recurso para a avaliação do desenvolvimento da puberdade e para o diagnóstico do hipogonadismo. Nas mulheres, a dosagem de testosterona está indicada no estudo dos casos de virilização e hirsutismo. Quando a testosterona está abaixo do recomendado e o homem apresenta sinais e sintomas da diminuição da produção de testosterona,o urologista poderá receitar o uso da testosterona em forma de injeção ou gel para ser usada conforme sua prescrição. Uso: diagnóstico de doença celíaca. Doença celíaca e dermatites herpetiformes são doenças caracterizadas como enteropatias glúten-sensíveis. Aproximadamente 70 dos pacientes com dermatites herpetiformes e mais do que 95 dos pacientes com doença celíaca ativa demonstram a presença de anticorpos IgA+IgG. Os principais sintomas de baixa testosterona em nosso organismo são: fraqueza, mal humor e perda ou redução do apetite sexual, mas somente um profissional especializado pode dar o diagnóstico preciso do problema.


Embora qualquer atividade física praticada de forma regular ajude, os melhores resultados são obtidos com exercícios com peso que trabalhem grandes grupos musculares, como por exemplo: agachamento, levantamento terra e supino. Para que serve: auxilia no diagnóstico de puberdade precoce masculina, resistência androgênica, testotoxicose, hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos, tumores adrenais, tumores ovarianos (condições em que os níveis de testosterona livre se encontram aumentados), atraso puberal masculino, deficiência de gonadotrofina, defeitos testiculares e doenças sistêmicas (condições em que os níveis de testosterona livre estão reduzidos). Para que serve? O exame é útil no acompanhamento de pacientes em uso do anticoagulante heparina, na triagem da deficiência de certos fatores da coagulação e na detecção de certos inibidores da coagulação como o anticoagulante lúpico.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem