7 exemplos de artigos de opinião para entender este gênero textual - Significados

Resumo de Artigo Científico: estrutura e dicas de como fazer


Como líderes africanos nas Nações Unidas, as últimas semanas de protestos pelo assassinato de George Floyd sob custódia policial deixaram-nos indignados com a injustiça da prática do racismo que continua difundida em nosso país anfitrião e em todo o mundo.

Jamais haverá palavras para descrever o profundo trauma e o sofrimento intergeracional que resultaram da injustiça racial perpetrada ao longo dos séculos, particularmente contra pessoas de ascendência africana. Apenas condenar expressões e atos de racismo não é suficiente.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que precisamos alçar a voz contra todas as expressões de racismo e casos de comportamento racista. Após o assassinato do senhor George Floyd, o grito 'Black Lives Matter' [Vidas de pessoas negras importam] que ecoou nos Estados Unidos e em todo o mundo é mais do que um slogan. Realmente, eles não são apenas importantes mas são essenciais para o cumprimento de nossa dignidade humana comum. Note que, agora, o artigo deu uma conotação de generalização em relação aos substantivos ou de desconhecimento por parte de um dos interlocutores. Trata-se de uma das lições aprendidas e de um cachorro não conhecido, além de umas pinturas e uns convidados que ainda serão vistos e conhecidos. Aprenda mais sobre de que forma esses artigos podem ser utilizados acessando: Emprego do artigo indefinido. Apesar da brevidade, o bloco de texto precisa funcionar de maneira autônoma, autoexplicativa. Ou seja, quem porventura ler apenas essa parte deve ser capaz de compreender do que se trata. Não existe receita para atingir tal nível de comunicação, a não ser ler o próprio relato e identificar as informações essenciais.



Exemplo de artigo de opinião que apresenta o ponto de vista de quem o escreve

Exemplo de artigo - No enunciado, participar e ganhar teriam, normalmente, valor de verbo, porém os artigos antes deles os substantivam (fazendo com que participar seja sinônimo de participação, e ganhar, de vitória).


Em cada caso, o uso dos artigos serve para especificar um substantivo (a lição que aprendi hoje, o cachorro dele) ou para referir-se a substantivos já conhecidos do interlocutor (os convidados da nossa festa, as pinturas para você). Saiba mais como utilizar essa categoria de artigos lendo o nosso texto: Emprego do artigo definido. Não estenda nem justifique demais as informações. Explicações aprofundadas sobre os dados coletados devem aparecer no trecho da análise. Ficaria complicado desenvolver uma linha de raciocínio no espaço exíguo de um resumo. Por sua vez, os artigos indefinidos servem para indicar que ocorre uma generalização ou que é a primeira ocorrência do representante de determinada espécie, ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, visto ser a primeira vez em que aparece no discurso. As regras para a elaboração da síntese são bem rígidas. Muitas revistas acadêmicas limitam o tamanho entre 500 e 1000 caracteres, o que nem sempre dá um parágrafo muito grande. Sendo assim, vale a pena conhecer alguns truques para eliminar as firulas e chegar ao essencial. É comum (mas não obrigatório) que artigos de opinião sejam escritos em 1ª pessoa.



Por se tratar de um texto no qual o articulista expõe seu ponto de vista pessoal sobre um determinado assunto, nada mais natural que ele use a 1ª pessoa (do singular ou do plural). Parcele em até 6x sem juros no cartão de crédito (a escolha do parcelamento é realizada na etapa final do pedido)

Desconto por tempo Limitado! Invista hoje mesmo em você! Faça já a sua matrícula! Repetindo: o resumo de artigo científico comunica os principais pontos do estudo relatado, do início ao fim. Dessa forma, não há como começar a escrita por essa parte. O melhor a fazer é redigir tudo e, somente então, reunir os tópicos de destaque. Enquanto no primeiro enunciado o substantivo amigos está generalizado, indicando que um dos interlocutores não sabe quem são os amigos, no segundo enunciado o artigo especifica o substantivo amigos, mostrando que ambos os interlocutores sabem quem eles são. É o fechamento do resumo de artigo científico, responsável por relacionar as hipóteses levantadas no início da pesquisa com as conclusões obtidas a partir dos resultados. Fale sobre as contribuições do seu estudo e apresente os limites. Um resumo de artigo científico não é, necessariamente, um texto introdutório. Pense-o como a sinopse de um filme.


exemplo de artigo


Trecho de artigo de opinião escrito por Renato Zerbini Ribeiro Leão, Ph.D. em direito internacional e relações internacionais. Membro do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU. Publicado no Correio Braziliense, 26/01/2020. Veja que o verbo ir exige a preposição a. Assim, no primeiro enunciado, não há artigo, apenas preposição, indicando que a pessoa costuma ir a qualquer cerimônia. No segundo caso, com o artigo indefinido (que não se contrai com a preposição a), está dito que a pessoa costuma ir a algumas cerimônias, sem especificar em quais. No último caso, com a contração da preposição a com o artigo as, o substantivo cerimônias está especificado: trata-se de cerimônias já citadas ou das quais os dois interlocutores têm conhecimento. Esse tipo de violência tem acontecido muito em ambiente escolar. Há versões modernas como o cyberbullying, que são agressões via internet ou celular. Reprimi-lo, como a escola e a Justiça tentaram fazer, terá pouca chance de provocar uma transformação. Na verdade, a repressão impede uma mudança efetiva.

Apesar desses atos serem frequentes, pouco espaço tem existido nas escolas para reflexão, havendo apenas ações repressivas quando eles vêm à tona. Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe forças.

As ações escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, onde mais que seguir uma conduta, o aluno possa dar sentido à ela, considerando a si e ao outro parte do mundo. Quando algo é questionado e pensado, propicia a tomada de consciência de sua dimensão e importância. O outro poderá ser visto como alguém que também tem sentimentos.

Um trabalho nesse sentido deve fazer parte do dia a dia de uma escola e envolver a família dos alunos. Muito do que somos e como nos expressamos tem sua origem lá. É necessário que ambos ajudem os jovens a se construir como pessoas, não só no que aprendem, mas como agem.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem