Como escrever um artigo cientifico: passo a passo - Canal do Ensino

AlunoExpert Tudo sobre Resumo Simples e Expandido!


Este tipo de ferramenta nada mais é do que um questionário não estruturado e indireto que anima os participantes a projetar suas motivações, crenças, atitudes ou sentimentos com respeito ao tema de interesse. Quer entender tudo sobre Resumo Simples e Expandido? Então você chegou no lugar certo! Quando nos referimos a resumos em geral, associamos de imediato a um texto de extensão variável, tendendo sempre para algo mais breve, no qual o autor do trabalho sintetiza ou abrevia algumas ideias de um texto maior em tamanho ou complexidade. Normalmente, o título é o primeiro contato que os leitores têm com o seu artigo científico, e isso inclui avaliadores de bancas. Sendo assim, para causar uma boa impressão desde o início e estimular as pessoas para leitura do que foi produzido, pensar o título com maior criticidade é um cuidado indispensável.



Como elaborar um artigo cientifico passo a passo - Consideremos como exemplo, o processo no distrito escolar para a contratação de um diretor. Um pesquisador de campo seleciona este caso, o processo de contratação e vai até o contexto observar tal processo durante um determinado período.


)
Procedimentos metodológicos (1-2 pg. )
Análise dos dados (10-11 pg. )
Considerações finais (1-2 pg. )
Referências (1-2 pg. ) Publicar um artigo em um periódico especializado garante muitos pontos no currículo de um estudante. Por isso, esteja atento para as publicações mais relevantes de sua área. Leia as edições mais recentes e conheça as linhas que ela abriga, o formato que ela utiliza e a linguagem empregada. Lembre-se, porém, que você terá que traduzir o conteúdo para o idioma de origem da revista. Isso poderá ser um desafio, mas ampliará o seu vocabulário especializado no idioma de chegada. Inclusive, não se esqueça da importância de dominar um segundo idioma na sua carreira acadêmica. Essa modalidade do método científico utiliza-se da técnica da observação, usando os instrumentos e recursos concretos que tenham sido desenhados especialmente para este tipo de método e com vistas a obter uma série de dados relacionados com as variáveis dos sujeitos que estão sendo analisados. A observação é um dos aspectos chave no método indutivo, a experiência dos fenômenos é importante nas áreas científicas onde são coletados dados de fatos e fenômenos observados, para chegar a uma hipótese ou teoria geral.


Como fazer um artigo científico? Comece pelo tema e o problema

Pensar essa divisão pode auxiliar a não ultrapassar o limite de páginas, ou mesmo para não escrever um texto com a estrutura em desarmonia. Vamos pensar em um artigo que deve ter entre 20 e 25 páginas (pg. ) e fazermos a divisão: Se você estiver na vida acadêmica, com certeza terá que ler muitos artigos em inglês e fazer uma prova de proficiência em leitura da língua inglesa no mestrado e doutorado. Se você não dominar essa habilidade com desenvoltura perderá muito tempo e ter diversos problemas com seus orientadores. No entanto, se formos considerar as determinações da ABNT, um resumo simples tem uma proporção de palavras que gira em torno de 300 a 500 palavras. É importante que o autor do resumo não ultrapasse esse limite, certo? É preciso fazer um estudo de mercado muito focado na realidade. Quando eles contam com pesquisas que justificam os motivos da compra, eles podem encontrar respostas muito favoráveis ou muito enganosas. Isso porque o resumo simples apresenta todos esses elementos em um parágrafo único e cada tópico dá uma linha ou duas no máximo para a sua apresentação. Enquanto que o resumo expandido traz os elementos com uma divisão por tópicos, bem similar à forma como desenvolvemos os artigos científicos e artigos acadêmicos. Resumo e Introdução (2 pg. )
Referencial teórico (5-6 pg.


Muitos diriam que a principal diferença entre ambas as produções se daria por sua extensão. Realmente o resumo simples é menor que o resumo expandido. No entanto, a diferença mais marcante entre o Resumo simples e o Resumo expandido está pautada na estrutura. Então confira o nosso conteúdo de hoje até o final, já que iremos mostrar todos os detalhes sobre esta metodologia de pesquisa. Além de trazer um exemplo: metodologia observacional para o estudo do brincar na escola. Esse tipo de método costuma usar os dados estatísticos para que o pesquisador possa tirar conclusões, tais como: 90 da equipe de vendas de uma empresa X atingiu a cota no mês passado. João está dentro da equipe de vendas. João provavelmente conseguiu atingir a sua cota de vendas no mês passado. Ainda que existam aquelas ocasiões nas quais não seja possível realizar a observação em um contexto natural, é necessário que se utilize um contexto artificial, o mais parecido que seja ao natural para não perder sua credibilidade.


A pesquisa qualitativa descritiva também implicará numa avaliação da qualidade dos dados e observará a possibilidade de outras pesquisas surgirem no futuro, apontando novas perspectivas para os estudos científicos em determinado campo de pesquisa. A pesquisa quantitativa descritiva, por exemplo, nada mais é do que um método que busca coletar as informações quantificáveis para serem utilizadas na análise estatística da mostra de determinada população estudada. De várias formas o artigo científico é utilizado, seja para sua aprovação em uma determinada disciplina em seu curso, ou para a sua aprovação final do curso sendo utilizado como TCC, seja para feiras científicas, e também como avaliação em seu MBA ou Pós/Especialização. E é pensando em mais mercados globais que você pode encontrar mais oportunidades de negócios. A chave é pensar grande, mas trabalhar pequeno. Pense em mercados mais amplos e cresça cooperando com outras empresas. Podemos citar como exemplo que, nos últimos três anos, a empresa X superou sua meta de receita no terceiro trimestre. Baseando-nos nessas informações, é possível que a empresa consiga superar a sua meta de receita no terceiro trimestre deste ano. Tendo em vista o mínimo e o máximo de páginas, é recomendável dividir o artigo de acordo com o espaço que será dedicado a cada tópico do trabalho.


Para isso, lembre-se de escolher um título coerente com o seu projeto, capaz de resumir bem a ideia central, como conclusão, assunto e o problema. Por exemplo, em muitos casos, o primeiro termo do título coloca a atenção maior para aquilo. Se essa não for sua intenção e nem fizer parte do conteúdo do artigo, avalie a mudança. Além de contribuir para divulgação científica, escrever um artigo técnico traz uma ótima experiência profissional que enriquece o seu currículo acadêmico e profissional. É uma boa oportunidade para: A pesquisa descritiva enquadra-se atualmente entre os principais métodos utilizados para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dentro dos mais variados cursos. No entanto, nem todo mundo sabe explicar exatamente o que vem a ser este tipo de pesquisa.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem