SciELO - Brazil - Proteína C reativa: aplicações clínicas e propostas para utilização racional Proteína C reativa: aplicações clínicas e propostas para utilização racional

Proteína C reativa (PCR): análise do sangue - CCM Saúde


A dosagem da PCR em hospitais universitários ou exclusivamente assistenciais tem apresentado forte tendência de aumento de solicitações, porém, sem que uma apreciação crítica do processo tenha sido feita até o momento. Nesse sentido, é possível que a disponibilidade do método US, que permite a detecção da PCR em concentrações séricas significativamente baixas, pode estar transmitindo aos médicos a falsa sensação de estarem diante de um método mais acurado que o antigo, estimulando, assim, a sua solicitação generalizada, mesmo em situações em que esse não tem indicação, como no caso de diagnóstico ou acompanhamento de doenças inflamatórias ou infecciosas agudas ou crônicas. Esses dados mostram que a dosagem da PCR pode ser útil ao clínico quando solicitada de forma criteriosa e que é fundamental para a interpretação de seus resultados o conhecimento de sua dinâmica, assim como o de suas limitações. O Quadro 1 mostra indicações clínicas para o uso da PCR, bem como algumas limitações. Desde 2018, Navarro aborda assuntos relacionados a investimentos e planejamento financeiro de maneira descomplicada em suas redes sociais onde acumula mais de 3 milhões de seguidores e mais de 100 milhões de visualizações.Nesta quinta-feira, 28 de julho, ele irá ministrar uma masterclass virtual e gratuita que tem como objetivo capacitar investidores iniciantes para que consigam montar um portfólio alinhado aos seus objetivos com segurança e autonomia.



A dosagem da proteína C reativa é um teste utilizado para confirmar, como já dito, não apenas a presença de uma inflamação, mas também sua evolução até seu desaparecimento. O valor normal da proteína C reativa deve ser inferior a 6 mg/L. Para os teóricos dasfinanças comportamentais (campo da psicologia econômica que acredita que as emoções influenciam diretamente nossos processos de tomada de decisão financeira), a autoconfiança excessiva também pode influenciar negativamente os investidores. Afinal, ela pode levar uma pessoa a gastar mais do que pode ou a ignorar orientações de especialistas antes de investir, por exemplo Pneumonia: embora esteja incluído em diretrizes de avaliação de pacientes com pneumonia de comunidade, o valor da PCR como fator discriminativo de decisões pontuais essenciais, como, por exemplo, internação versus tratamento domiciliar, não foi estudado de maneira satisfatória. Cabe lembrar que esse critério continua contemplando escore clínico. Gonzales et al. 9 avaliam o uso da PCR na decisão do médico prescrever antibióticos para pacientes com queixa aguda de tosse e sua conclusão foi de que a utilização da PCR teve efeito nulo nessa decisão. Outra vez a sugestão do presente estudo é a da solicitação da PCR para pacientes com pneumonia que serão internados segundo os critérios clássicos de decisão.



Merece menção que o diagnóstico de pneumonia requer exame de imagem. Unidades de terapia intensiva (UTI), enfermarias, pronto-socorros (PS) e ambulatórios são ambientes distintos, que atendem desde o paciente crítico da UTI ao indivíduo sadio que procura um ambulatório para exame periódico. A prevalência e a gravidade das doenças diferem muito entre esses locais. Esse fato tem consequências na solicitação de exames e na sua interpretação. Por exemplo: quanto menor for a probabilidade de doença, maior será a chance de um exame positivo ser um falso-positivo, situação frequente em pacientes ambulatoriais assintomáticos. Inversamente, em pacientes graves, com alta probabilidade de comorbidades, um teste negativo tem maior probabilidade de ser um falso-negativo. Esses princípios se aplicam, na prática, à interpretação de qualquer teste (exceto na eventualidade incomum de testes com sensibilidade e/ou especificidade de 100). Não poderíamos deixar de nos questionar: e a nossa empresa? O que aconteceu com a incidência tributária nos últimos 10 anos? Se você não sabe a resposta, está na hora de rever os seus conceitos sobre planejamento tributário.


Marfrig aposta em proteínas vegetais e e-commerce para continuar crescendo

Exame de proteina c reativa - Outra novidade é que neste ano, os princípios ESG entrarão como critérios de avaliação das companhias. As empresas precisam demonstrar indicadores de responsabilidade ambiental, social e de governança para serem selecionadas como Melhores e Maiores em seus setores.


Conheça as tendências do mercado de luxo e também da economia real - Como o próprio nome sugere, este é o comportamento que faz com que o indivíduo imite as ações de um grupo, mesmo que não exista nenhum argumento lógico para isso. É o caso de quem decide comprar ou vender ações de determinadas empresas apenas porque viu um grande número de pessoas apostarem naqueles papeis, por exemplo.


Apesar do momento macroeconômico desafiador, não há como negar o crescente interesse dos brasileiros pelo mercado financeiro nos últimos anos. Segundo dados da própria B3, enquanto em 2018 o número de pessoas físicas na bolsa não chegava a 815 mil, em dezembro de 2020 ela já somava mais de 3,2 milhões, um aumento de quase 300. Por fim, a Fig. 2 resume as situações clínicas em que a dosagem da PCR está indicada como parte de investigação diagnóstica ou acompanhamento de longo prazo de doença conhecida, em ambulatório. Nos casos de forte suspeita de doença inflamatória sistêmica ou infecção aguda ou crônica, a PCR elevada é um indicador complementar não específico de atividade de doença, porém não é possível, com base nos conhecimentos atuais, definir patamares capazes de discriminar, com boa especificidade, doenças inflamatórias de infecciosas, nem doenças bacterianas de virais5 (Quadro 1). Já nos casos de doença inflamatória ou infecciosa crônica já diagnosticada, a repetição periódica da PCR (por exemplo, a cada retorno para consulta ambulatorial) pode ajudar a indicar a presença de atividade de doença ou o impacto do esquema de tratamento. Nunca tivemos uma eleição que combinasse um presidente mal avaliado, um ex-presidente rejeitado, uma oposição dilacerada, uma crise sanitária e uma economia em frangalhos. Estão na mesa os elementos para um pleito volátil e imprevisível que deve deixar os eleitores míopes no processo


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem