SciELO Brasil: o site mais confiável de artigos científicos

SciELO - Scientific Electronic Library Online


Na sociedade de controle, as máquinas computacionais formam pessoas. Por meio de algoritmos, laptops e smartphones induzem os usuários de Internet a certos comportamentos. Seu intuito é torná-los pessoas impulsivas, dispersas e, sobretudo, separadas em grupos. Assim, a sociedade de controle revela uma capacidade poderosa de antecipar e criar desejo. Leia o press release da Educação & Sociedade em: De livre acesso e com modelo cooperativo de publicação digital, a SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Sabe-se que elaborar um artigo de revisão passa por selecionar ao menos uma centena de artigos sobre um determinado tema. Ademais, este trabalho requer um profundo conhecimento do tópico, geralmente obtido por meio de formação acadêmica e muitos anos de experiência em pesquisa. Artigos de revisão não se limitam a relatar o consenso sobre um tópico ou um resumo do que foi publicado em um determinado período. Se trata de interpretação por um especialista sobre um tema, apoiado por uma extensa fonte de literatura científica. Segundo McMahane e Mc Farland, revisões são traduções de subtemas científicos. Observa-se que revisões são mais frequentemente elaboradas sobre temas científicos emergentes. Suas redes de cocitação mostram que são formadas por clusters de pesquisa fracamente interconectados. Durante o processo de revisão, os clusters são conectados por outros artigos que fortalecem as conexões entre eles, levando a pontes densamente conectadas, o que, por sua vez, leva ao incremento de citações e consequente fortalecimento da pesquisa emergente. Para compreender melhor, os autores utilizaram os exemplos a seguir. Através de um Mapeamento Corporal Narrado, uma mulher autodeclarada preta narra o processo de constituição de sua identidade racial negra e as repercussões da violência racial sofrida por ela em suas práticas maternas, evidenciando tal processo como explicitamente diferente comparado à maternidade de mães não negras.


O nome SciELO é uma sigla de Scientific Electronic Library Online. Trata-se de um portal eletrônico cooperativo de periódicos científicos. Ou seja: através da SciELO permite-se o acesso eletrônico aos artigos completos de revistas da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, da Costa Rica, da Venezuela, da Bolívia, do Peru e do Uruguai. TheRevista Brasileira de Ciência do Solo(RBCS) is a journal that publishes peer-reviewed manuscripts, edited by theSociedade Brasileira de Ciência do Solo(SBCS). The RBCS aims to disseminate original and relevant contributions in different areas of Soil Science.
The publications are organized in ScientificDivisions and Commissions, in accordance with those adopted by the SBCS and the International Union of Soil Sciences (IUSS). Como parte do evento de comemoração dos dez anos, que se propõe como foro para reconhecimento dos avanços, desafios e debates sobre o futuro do livro digital à luz do acesso aberto e da ciência aberta, entrevistamos palestrantes e autoridades de instituições ligadas ao desenvolvimento do SciELO. Rita Argollo, diretora da ABEU, é terceira entrevistada.



O site SciELO Acadêmico é grátis?

Site da scielo artigos - O periódico Educação em Revista avança no alinhamento com Ciência Aberta ao adotar o modelo de "publicar, depois revisar (publish, then review") e somente aceita avaliar manuscritos já moderados e disponibilizados no SciELO Preprints. Em entrevista ao SciELO em Perspectiva seus editores falam sobre a inovação. Leia o post completo no blog SciELO em Perspectiva:


Terceiro, em linha com as práticas de ciência aberta, e a par do crescimento da comunidade de pesquisadores, mas mantendo o método double blind review (revisor e autor continuam anônimos entre si), a RAC passou a convidar os indivíduos revisores dos trabalhos aceitos para que esses voluntariamente aceitem que seus nomes sejam registrados nos respectivos trabalhos por eles avaliados. Com essa política, a RAC espera principalmente: Com mais de 18 anos, o portal brasileiro (Scientific Electronic Library Online) é uma plataforma que visa facilitar a busca de quem procura periódicos científicos para estudar e usar como base em seus trabalhos acadêmicos. Essa plataforma tecnológica possui uma grande biblioteca de artigos em vários idiomas, inclusive em português e o melhor: de forma grátis e totalmente online! A ferramenta SciELO Acadêmico é facilitadora pois não precisa fazer cadastro e para quem precisar pesquisar é possível procurar por índice de autores, de assuntos, além de palavras-chave do título, assunto e ano de publicação. Além do Brasil, existem outros países participantes da plataforma SciELO Acadêmico, são: Portugal, África do Sul, Venezuela, Cuba, Costa Rica, Chile, Peru, Colômbia, México e Espanha. Outros países estudam entrar para a biblioteca digital.



Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma base de dados utilizada por pesquisadores do mundo todo. Ela existe há mais de 15 anos, com o intuito de melhorar o acesso aos periódicos científicos do Brasil e de outros países. A produção científica sobre transplante de medula óssea costuma se ater aos aspectos biomédicos, deixando de lado os efeitos subjetivos. Por meio narrativas sob o referencial teórico da psicanálise, busca-se compreender os afetos que atravessam o profissional que afeta e é afetado em sua prática diária, possibilitando uma melhor compreensão do trabalho institucional. Leia o press release da Interface A programa SciELO Brasil é resultado da parceira entre a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) e a Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). A partir de 2002, ele começou a contar com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem