SciELO - Brazil - A efetividade de intervenções de educação nutricional nas escolas para prevenção e redução do ganho excessivo de peso em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática A efetividade de intervenções de educação nutricional nas escolas para prevenção e redução do ganho excessivo de peso em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

ConJur - Rafael Guimarães: Revisão dos contratos de produtos agrícolas


Ao longo dos anos, foram publicadas várias revisões sistemáticas (RSs) abordando intervenções para o controle da obesidade nas escolas. Uma RS de 2006 que incluiu estudos publicados até abril de 20048 analisou intervenções de educação nutricional; os autores encontraram 15 artigos que preenchiam os critérios de inclusão da revisão. Seis anos depois, o número de artigos relevantes mais do que dobrou. RSs mais recentes não abordam apenas ensaios controlados randomizados (ECRs) e incluem outras intervenções além das realizadas em escolas, o que dificulta a avaliação individual do impacto de cada uma das intervenções nos índices de obesidade na infância e na adolescência9,10. Esta RS faz parte de um projeto maior chamado Projeto de Revisão Sistemática de Estudos sobre Atividade Física e da Educação Nutricional; seu delineamento baseia-se nas orientações do Centre for Reviews and Dissemination para a elaboração de artigos de revisão na área da saúde11 e foi registrado no (NCT00985972). Para os fins deste artigo, isto é, apresentar uma avaliação atualizada do conhecimento existente sobre intervenções realizadas no ambiente escolar, descrevemos a efetividade de intervenções que apresentavam apenas a educação nutricional como componente na prevenção ou redução do sobrepeso e na promoção de mudanças no consumo de frutas e verduras em crianças e adolescentes. Até onde sabemos, esta é a primeira RS de ECRs com enfoque em intervenções de educação nutricional realizadas em escolas com crianças e adolescentes a analisar a literatura científica sem limite de tempo. Nesta unidade descansaremos um pouco. O ritmo do estudo será mais suave enquanto fazemos uma revisão do que aprendemos até agora e avaliamos as nossas realizações. A revisão dos temas gramaticas será feita através da leitura da história de Rute e Noêmi (Rute 1). Uma das questões que estudaremos é: Como o nome das pessoas ajuda a
elucidar a história?
Você pode cancelar o curso até 7 dias após a inscrição e obter reembolso integral, a menos que o curso já tenha começado. Para acessar a nossa política de cancelamento completa, clique aqui. A estratégia de busca foi desenvolvida tendo a PubMed como referência. Após uma seleção cuidadosa das palavras-chave, a busca foi organizada da seguinte forma: (school) AND ((physical activity) OR (physical education) OR (exercise) OR (physical fitness) OR (sports) OR (nutrition) OR (nutritional science) OR (child nutrition sciences) OR (nutrition education) OR (diet) OR (energy intake) OR (energy density) OR (calories) OR (calorie) OR (food) OR (fruit) OR (vegetable)) AND ((weight) OR (obese) OR (overweight) OR (weight reduction) OR (anthropometric) OR (anthropometry) OR (nutritional status) OR (nutrition assessment) OR (body mass index) OR (BMI) OR (body weights and measures) OR (waist circumference) OR (adipose tissue)) AND (randomized controlled trial[ptyp] AND (child[MeSH:noexp] OR adolescent[MeSH])). Quando necessário, a estratégia foi adaptada para cada base de dados.




Artigos de revisão guerra - E temos aqui claro que a produção poética do século XVII tinha uma característica coletiva, pois as obras eram produzidas coletivamente, o que coloca Gregório em parceria provável com vários escritores de seu tempo. O extremo da categoria gênio, tão mal utilizada em todos os tempos e hoje tão banalizada que leva ao constrangimento, o poeta Gregório também foi vítima deste tipo de romantização e mistificação, temos então que tal categoria de gênio se tornou uma expressão preguiçosa e temerária.


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SOURCES: Systematic search in 14 databases and five systematic reviews for randomized controlled trials conducted in schools to reduce or prevent overweight in children and adolescents. Body mass index and fruit and vegetable intake were used as primary and secondary measures of outcome, respectively. There was no restriction by date of publication or language, except for languages with structured logograms. We excluded studies on specific populations presenting eating disorders, dyslipidemia, diabetes, and physical or mental disabilities, as well as studies that used drugs or food supplements as components of the intervention. The assessment by title and abstract and the quality assessment were performed independently by two researchers. We used the Centre for Reviews and Dissemination's guidance for undertaking reviews in health care and the software EPPI-Reviewer 3. Nível de qualidade C. Um estudo durou 2 anos37, três estudos duraram entre 6 e 11 meses38,40,42, e dois estudos duraram menos de 6 meses39,41. Dos três estudos que avaliaram o IMC, nenhum observou mudanças significativas38,40,41. Somente um estudo detectou uma mudança significativa no consumo de frutas (+ 43 g/dia)42.


Las contribuciones de Florence Nightingale: una revisión integradora de la literatura - Nesta revisão, oito dos nove estudos que avaliaram o IMC não obtiveram êxito na redução do índice20,23,24,27,28,38,40,41; no entanto, a maioria das intervenções com duração entre 1 e 3 anos apresentou diminuição na prevalência de sobrepeso e obesidade. Esses resultados eram esperados, visto que não são esperadas reduções significativas no IMC médio em populações de indivíduos em sua maioria normais. Além disso, esses dados sugerem que a pequena proporção de mudanças observadas ocorreram em indivíduos que estavam próximos aos pontos de corte para sobrepeso e obesidade.


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As intervenções para reduzir os índices de sobrepeso e obesidade no ambiente escolar, assim como para aumentar o consumo de frutas e vegetais, foram eficazes nos ECRs bem delineados. As intervenções com as seguintes características demonstraram ser efetivas: duração superior a 1 ano, introdução como atividade regular da escola, envolvimento dos pais, introdução da educação nutricional no currículo regular e fornecimento de frutas e verduras pelos serviços de alimentação da escola. Os métodos dos artigos foram avaliados separadamente por dois autores (J.S. e P.G.) utilizando-se duas ferramentas de avaliação de qualidade: uma versão modificada da Quality Assessment Tool for Quantitative Studies, desenvolvida pelo Effective Public Health Practice Project (EPHPP)14 e o Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE)15. A terceira forma verbal que aprenderemos é Vayiqtol. Na primeira parte da unidade aprenderemos como identificar esta forma verbal. Na segunda parte descobriremos seu significado e como se traduz ao português. Ilustraremos o uso de Vayiqtol mediante versículos da Bíblia.
Considerou-se como critérios para seleção dos artigos: pesquisas originais, reflexões e revisões de literatura disponíveis online gratuitamente no formato completo, nos idiomas português, espanhol e inglês, entre os anos de 2004 e 2011, e que contivessem, em seus títulos e/ou resumos, as palavras: Florence Nightingale.


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